quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Canções de São Martinho


"Uma, duas, três castanhas
Eu te vou dar
Uma, duas, três castanhas
Para brincar!

Castanhas quentinhas
Ao lume a estalar
Nós vamos assá-las
Até nos fartar!"

***

"Oh lindo Outono, o que é que nos dás?
Uvas e castanhas
Oh trrim, tim, tim

E belas maçãs!

Oh lindo Outono, dás também as chuvas
Vêm as desfolhadas
Oh trrim, tim, tim
Acabam-se as uvas!


Contigo Outono, vem o São Martinho
Fazem-se magustos
Oh trrim, tim, tim
E prova-se o vinho!"

(música da canção
"Oh Malhão, Malhão")

***

"O Ouriço já secou,
Já caiu a castanhinha
Vamos lá todos comer
A castanha cozidinha

Cozidinha ou assadinha
Na lareira a saltitar
É dia de São Martinho
Vamos cantar e bailar!"

***

"Ah, ah, ah minha castanhinha (bis)
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha? (bis)


Sabendo que és minha, do meu coração (bis)
Salta castanhinha para a minha mão! (bis)

É na tua mão que eu quero ficar (bis)
Anda pr'ó recreio vamos lá saltar! (bis)

Vamos lá saltar e bater o pé (bis)
Porque é no recreio que o magusto é! (bis)"
(música da canção "Ah, ah, ah minha machadinha")

***

"No meu bolso guardei
Meia dúzia de castanhas

De tão quentes que estão
Ainda queimo a minha mão!

Vou dá-las ao pai,
vou dá-las á mãe

Castanhas quentinhas
que sabem tão bem!

O Outono ao chegar,
a todos vai dar
Castanhas questinhas
ao lume a estalar!"

***

"Dia 11 de Novembro
Em casa ninguém me apanha
Vou beber a jerupiga
e comer bela castanha!

Vou para a rua
Cantar e dançar
O São Martinho
Vou festejar"

***


Nenhum comentário: